quarta-feira, 30 de novembro de 2011

10 dicas para um Ciclista esperto

Proteja sua cabeça. Use capacete

.. Nunca dirija uma bicicleta sem usar o capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%. Escolha um capacete que se ajuste corretamente ao seu tamanho de cabeça.

Veja e seja visto

.. Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras quando dirigir uma bicicleta, principalmente no período noturno.

Evite dirigir bicicleta à noite

.. Crianças não devem dirigir uma bicicleta à noite. É muito mais perigoso dirigir uma bicicleta à noite do que durante o dia. A maioria das bicicletas são equipadas para uso à luz do dia e precisam ser adaptadas para uso à noite.

Para dirigir à noite, você deve fazer o seguinte

.. Utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os refletores fiquem à vista.
.. Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.
.. Utilize tecidos ou materiais refletivos – não apenas brancos ou fluorescentes – especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.
.. Dirija apenas em áreas conhecidas para você. Ruas ou avenidas iluminadas são os melhores caminhos.
.. Sempre pense que você não está sendo visto pelo condutores dos veículos.

Permaneça alerta

Sempre procure por obstáculos no seu caminho
.. Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista.
.. Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeje antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.

Siga o fluxo

O caminho correto é à direita dos carros
.. Dirija do lado direito em uma direção reta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.
.. Crianças pequenas, geralmente abaixo de nove anos de idade, não são capazes de identificar muitas situações perigosas no trânsito e ajustar a direção da bicicleta de maneira apropriada e, portanto, não
devem ter permissão para dirigir nas ruas sem supervisão de adultos.
.. Crianças que tiverem permissão para dirigir nas ruas sem supervisão devem ter as habilidades necessárias para seguir as regras de conduta do Código de Trânsito Brasileiro.

Verfique sempre o trânsito

Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você, mais de 70% das colisões entre bicicletas e carros ocorrem em retornos, curvas ou interseções de pistas. Antes de entrar na rua ou em uma interseção, verifique o trânsito. Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista.
.. Se você já estiver no trânsito, sempre olhe para trás e, então, sinalize antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda.

Aprenda e obedeça as leis de trânsito

.. Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas.

Sempre sinalize seus movimentos

Seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos.
Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.

Mantenha sua bicicleta com boa manutenção

.. É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena. Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado.

Verifique que o assento da bicicleta está ajustado na altura correta

Sente-se sobre o banco com o seu pé sobre o pedal: sua perna deve ficar levemente dobrada. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando
você pedalar.

Sempre verifique os freios antes de pedalar

Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Use sempre o freio traseiro antes de usar o freio dianteiro. Mantenha os freios sempre ajustados. Se você não puder parar a bicicleta rapidamente, ajuste os freios.
.. Quando você aciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidom. Se para acionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para
reparo. As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas.
.. Dirija devagar em tempo de chuvas e acione os freios antes quando a pista estiver molhada – será necessária maior distância para parar.

Sempre verifique as rodas

.. As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o
tempo todo.
Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicleta.

Autor: sjciclismo



Fonte: Bikeação

FOTOS PASSEIO 29/11/2011 (Barraca das Frutas)

Aê galera "TRILHEIROSSS", mais uma vez nosso passeio foi um sucesso, queriamos agradecer a participação de todos os trinta ciclistas sem esquecer de parabenizar aos novatos que fizeram bonito no evento!




















terça-feira, 29 de novembro de 2011

Você é um ciclista se...

1. Sua namorada(o) fala: " Se você comprar outra bicicleta eu vou te deixar." e você pensa: "Eu acho que vou sentir saudades dela!"

2. Você tem mais garrafinhas de água do que copos na sua casa.

3. Você tem mais bermudas e camisas para pedalar do que roupas para trabalhar.

4. O melhor par de sapatos que você tem... tem taquinhos nas solas.

5. Você está andando na rua e faz sinal que vai virar à esquerda.

6. Você vai a loja próxima a sua casa de bike.

7. Quando alguém fala de distância, você pensa imediatamente quanto tempo levaria para pedalar a mesma.

8. Você aponta e mostra os buracos no asfalto, mas você está dirigindo seu carro sozinho (a).

9. Enquanto dirige seu carro, você grita para os passageiros "carro atrás!", quando um carro se aproxima.

10. Sua bike custa mais do que seu carro.

11. Você cumpre uma kilometragem maior na sua bike do que no seu carro.

12. Sua mão tem um bronzeado estranho, que coincidentemente, parece com o formato das suas luvas para pedalar.

13. Noticiário de tempo pode ser dividido em duas categorias: bom dia para pedalar e dia ruim para pedalar.

14. Você descobre que vai ser pai e a primeira coisa que você pensa é como irá programar seus treinos para evitar o divórcio e continuar sendo pai.

15. Você gasta duas vezes mais comprando roupas para pedalar do que com roupas para trabalhar.

16. Você apresenta sintomas de abstinências se ficar fora da bike por mais de um dia.

17. Você fala com sua namorada (o) com a cara mais séria que está muito quente para cortar a grama e sai para pedalar por horas.

18. Você sonha em ganhar na loteria e a primeira coisa que pensa são quantas e quais bicicletas irá comprar.

19. Você fica mal humorado (a) dentro de carros em dias quentes. Você fica mal humorado (a) dentro de carros em dias frios, chuvosos, com névoa.

20. Ah... inventa uma... era só para fechar a listagem com um número redondo.



Fonte: Website Trilhas e Aventuras - http://www.trilhaseaventuras.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AGENDA PARA TERÇA-FEIRA 29/11/2011


LOCAL DE CONCETRAÇÃO: PRAÇA DO ROTARY
PREVISÃO DE SAÍDA: ÀS 19:00
DESTINO: BARRACA DAS FRUTAS
Nível : Iniciante

* OBS: Vamos fazer um percuso pequeno na terça-feira e um percuso maior na quinta.
Na quinta vamos decidir o destino ( Piquiri ou Juremal ). No Domingo dia 04/12 vamos fazer uma trilha saindo às 05:00 o destino barraca das frutas, lembrando que a trilha que vamos fazer é uma pequena trilha saindo proximo a BJ. **Trilha muito boa para iniciantes**

Ilhas de Córsega volta a fazer parte do Tour de France após 100 anos


Ilha de Córsega - Nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, o Comitê Organizador do Tour de France confirmou que em 2013 a prova de ciclismo mais famosa do mundo terá uma edição especial para os 100 anos. E a grande novidade será o retorno das Ilhas de Córsega, localizada no Mar Mediterrâneo, onde não é disputada uma etapa da competição desde a sua primeira edição, em 1903.

A 100º edição do Tour de France terá a largada na Ilha de Córsega. Nesta quinta-feira, dia 24 de Novembro, o presidente de Córsega, Paul Giacobbi, e o diretor da volta francesa, Christian Prudhomme, fecharam o acordo para que a ilha receba o Tour depois de 100 anos.

Em 2013 a Ilha de Córsega não abrirá apenas a grande largada do Tour de France, mas também a segunda e a terceira etapa. A primeira etapa será disputada ntre Porto Vecchio e Bastia. Será uma prova plana com 146 quilômetros. A segunda etapa terá 147 quilômetros, de Bastia a Ajaccio. Os ciclistas irão enfrentar a Montanha de Vizzanova, que é considerada de segunda categoria. A terceira etapa terá 155 quilômetros, de Ajaccio a Calvi, na costa oeste da ilha. Os ciclistas terão que enfrentar três montanhas, San Bastianu, San Martinu e Marsulinu.

A Ilha de Córsega é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo e fica localizada a oeste da Itália. Córsega, além de ser conhecida pelas suas belas praias, é mundialmente famosa por ser a terra natal de um dos maiores imperadores da história, Napoleão Bonaparte, que nasceu na cidade de Ajaccio, em 1769.

O Comitê Organizador do Tour de France, divulgará mais informações sobre a edição comemorativa da volta francesa no dia 6 de dezembro.



Confira a descrição das três primeiras etapas:



-1ª etapa (146 km): Porto-Vecchio-Bastia

Etapa predominantemente plana, propícia a uma chegada massiva

-2ª Etapa (147 km): Bastia-Ajaccio

O estágio contará com a montanha de Vizzanova, de segunda categoria.

-3ª Etapa (155 km): Ajaccio-Calvi

A etapa será realizada na costa oeste da ilha, com três montanhas: San Bastianu, San Martinu e Marsulinu.

Fonte:http://esportealternativo.com.br

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

AVENTUREIROS

Pessoal indo em direção da divisa RN/CE eu (Patricia),Fernando e dois amigos, encontramos pela a estrada 4 Americanos "aventureiros" fazendo um cicloturismo. Como muito curiosa que sou, resolvi parar para saber de onde eles estavam vindo e para onde. Em princípio eles nos ignorou não sei se por medo ou sei lá o que, mas eles voltaram e nos cumprimentou. Muito legal saber que eles estavam vindo de Recife/PE e em direção a Fortaleza/Ce, mas iriam dar uma parada em Aracati, nós observamos bem as Bikes e vimos o quanto de carga eles estavam levando e naquele sol de 14:30 da tarde. Vejam as fotos.



*** Foto do mapa que eles levam sobre o guidon.



Observem a quantidade de coisa que eles carregam nas bicicletas.


Xauzinho Pessoal e uma boa viagem :)

LEMBREM-SE AGENDA DE HOJE 25/11/2011

HOJE ÀS 18:00 NO TEATRO DIX-HUIT ROSADO TEM PEDALADA.

Andar de bicicleta alivia o estresse e fortalece músculos e articulações

Além de ser vantajosa para o meio ambiente, prática faz bem para a saúde.
Especialistas dão dicas para pedalar de maneira segura e saudável.


Tirar a bicicleta do fundo da garagem pode ser uma boa ideia para a saúde. Além de ser uma prática vantajosa para o meio ambiente, pedalar melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental, queima calorias e fortalece os músculos e as articulações.

O ciclista consegue trabalhar no mesmo exercício musculaturas diferentes: quadríceps, musculatura posterior da coxa, panturrilha, glúteos, musculatura abdominal e extensores da coluna. Até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos no ciclismo.

Mas pedalar requer atenção e cuidados. Uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode causar sobrecarga mecânica e conseqüentemente provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, além de formigamento nas mãos.

O preparador físico José Rubens D’Elia sugere que o ciclista se sinta confortável e não precise forçar a coluna durante a pedalada. Para melhorar o desempenho e evitar cãibras, é importante também fazer alongamento antes de pedalar como mostraram os especialistas no programa.

Segundo o ortopedista Ivan Rocha, para saber se o selim está ajustado corretamente, o cano da bicicleta deve estar de 10 a 13 centímetros à mostra. O ideal é que o selim esteja na horizontal, apesar de alguns ciclistas preferirem inclinar levemente a parte de trás para evitar dormência na virilha. O importante é que o quadril não oscile durante a pedalada.

É importante lembrar que o guidão em “U” só é indicado para profissionais em corridas especiais e não deve ser usado no dia-a-dia porque pode prejudicar a dirigibilidade e a postura. De acordo com D'Elia, não é recomendado apertar o guidão com força, mas sim segurá-lo de maneira suave.

A postura, aliás, é um fator que merece atenção na hora de pedalar. De maneira geral, a coluna lombar deve ficar em um ângulo de 30 a 40 graus com um bom apoio das mãos. Se tiver encurvada demais, pode gerar dor nos ombros.

No caso de pedalar à noite, o ciclista deve usar roupas claras e reluzentes, além de ter uma luz traseira conectada à bicicleta ou cinto, para que seja visto à distância.

Os obstáculos nas ruas também são perigosos, então é preciso ficar atento a tampas de bueiros, óleo, areia e pedras na pista, além de outros ciclistas que possam aparecer.

Para não desviar a atenção, o ideal é não utilizar fones de ouvido que podem bloquear sons que precisam ser ouvidos para dirigir defensivamente.

Se a intenção da prática é queimar mais calorias, o ciclista deve optar pela marcha lenta e pedaladas mais rápidas para não sobrecarregar os joelhos. Para exercitar os músculos, as mãos e o corpo devem ser deslocados com frequência para modificar a angulação das costas, pescoço e braços.

Vale lembrar que a bicicleta é um veículo, portanto, é essencial conhecer todos os sinais de trânsito. O uso da ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório: quando elas não existirem, pode-se usar o acostamento ou a faixa de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

Para um bom relacionamento com os motoristas, o ciclista pode utilizar sinais de mão para alertar sobre mudanças de direção que pretende fazer.

Caso a pedalada na rua não seja possível, transformar a bicicleta em uma bicicleta ergométrica é uma opção. Um aparelho conhecido como "rolo de treino" ou "rolo de apoio", colocado na roda traseira, pode ajudar o ciclista a subir na bicicleta e pedalar sem sair do lugar. A vantagem é que essa ferramenta custa de R$ 400 a R$ 800, enquanto uma bicicleta ergométrica custa em média R$ 1.500 - praticamente três vezes mais cara. Ou seja, por um terço do preço, é possível fazer uma adaptação que permite pedalar em dias de chuva, sem pegar trânsito e longe da poluição.

É fundamental que o ciclista faça uma revisão periódica na bicicleta: verifique os freios e a calibragem dos pneus; observe e corrija, se necessário, folgas das partes móveis como a roda, caixa de direção e pedais.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/andar-de-bicicleta-alivia-o-estresse-e-fortalece-musculos-e-articulacoes.html

AGENDA PARA HOJE 25/11/11