sexta-feira, 16 de março de 2012

Tubeless ou não?

Aproveitando as dicas sobre pneus de mountain bike do palestrante abaixo vou deixar algumas vantagens e desvantagens sobre os Pneus Tubeless.

Tubeless é uma tecnologia que permite usar pneus sem usar câmara de ar. O tubeless pode ser alcançado e usado de varias formas: tudo certinho e direitinho, com aro e pneu tubeless, ou aro tubeless com pneu normal, ou então caso um aro para tubeless não seja opção através de um kit do tipo do "NO TUBES", e ter tubeless com aro normal com pneu normal ou aro normal com pneu tubeless.

Vantagens de usar tubeless:

- Melhor aderência, pois o piso do pneu molda-se melhor ao terreno, visto que os ombros do pneu não estão sobre pressão
- Possibilidade de usar pressões baixas, o que também poderá aumentar a aderência;
- Furos? Desde que o liquido antifuro esteja lá e seja trocado de 4 em 4 meses, a menos que seja um rasgão gigantesco não haverá furos que vos parem. Se o liquido antifuro não funcionar podem sempre remendar o pneu com remendos como se fosse uma câmara de ar. Snake Bites nem que quisessem, pois só acontecem se houver câmara de ar envolvida;
- Peso, na medida em que se pode poupar na ordem das 500gr no total;

Desvantagens:
- O preço;

Qual a diferença entre um pneu normal e um tubeless? Fácil, o pneu tubeless não permite que o ar o "atravesse". Por isso caso se queira usar um pneu normal este deve ser pelo menos de camada dupla (Dual Ply).

Os pneus INTENSE, IRC E HUTCHINSON normais não são recomendados para usar em tubeless, pois os ombros são fracos e podem ceder devido à força que o sistema tubeless provoca.

Detalhes de instalação noutro tópico em breve.

Aqui está o esquema:


1 - Pneu normal, encaixado no centro do aro, não permitindo baixas pressões e o pneu está sobre "pressão", com superfície do piso redonda;

2- Pneu tubeless ou normal, encaixado nas laterais do pneu, permite baixas pressões e o o pneu não está tanto sobre "pressão", tendo uma superfície de contacto com o terreno maior, aumentando a aderência.

Um comentário:

  1. Bacana o tópico...mas tenho uma duvida especifica e gostaria de ajuda....Os aros da minha MTB são especificos para freio a disco, utilizo pneus Chyaoiang sem arame, daqueles com kevlar .....é possivel colocar este sistema nestas rodas. Fiquei interessado......obrigado

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