Como trocar o pneu furado da bicicleta
Imagine que você está pedalando e seu pneu fura no meio do passeio.
Que tristeza, não? Infelizmente esta é uma emergência mecânica muito
mais comum do que a gente imagina. Dificilmente quem pedala nunca foi
vítima do famigerado pneu furado.
Neste tutorial explicaremos como trocar a câmara
enchendo-a tanto com a bomba de ar convencional como com a bomba de CO2,
simulando o problema tanto na roda dianteira (mais simples), quanto na
traseira (normalmente mais complicada, principalmente se sua bicicleta
tiver transmissão). No próximo tutorial ensinaremos como fazer um reparo (remendo) na câmara.
Para que você não seja pego de surpresa com um imprevisto deste tipo, o ideal é sair de casa com um kit de reparação,
que pode variar um pouco conforme as necessidades e o trajeto a ser
percorrido. Se for um passeio rápido pela cidade, o kit é mais simples.
Se for uma longa cicloviagem, o ideal é ter um kit mais completo.
Um kit de reparos de pneus é composto por:
- Canivete de ferramentas para bicicleta multifunção, facilmente encontrado nas bikeshops e grandes magazines de esporte*;
- Bomba de ar para bicicleta**;
- Kit de reparo de câmara;
- Câmara de ar reserva;
- Bomba de CO2;
- Adaptador de válvula presta (mais fina, presente nas bicicletas mais especializadas) ou schrader (a mais comum, igual aos automóveis)***;
- espátula para remoção da câmara****.
- Bomba de ar para bicicleta**;
- Kit de reparo de câmara;
- Câmara de ar reserva;
- Bomba de CO2;
- Adaptador de válvula presta (mais fina, presente nas bicicletas mais especializadas) ou schrader (a mais comum, igual aos automóveis)***;
- espátula para remoção da câmara****.
* Não é necessário para o conserto do pneu. Porém,
se for um canivete completo, ele pode conter as espátulas para a remoção
da câmara (caso do utilizado em nosso tutorial). Além disto, este é um
item indispensável para quaquer emergência mecânica;
** Hoje estes equipamentos são cada vez mais leves e portáteis, facilitando muito o transporte e manuseio;
*** Este adaptador se faz necessário caso sua
bicicleta tenha uma válvula do tipo presta, porque as bombas localizadas
em postos de gasolina estão preparadas para lidar somente com a válvula
do tipo schrader;
**** Apenas se este item não estiver presente em seu
canivete. Dê preferência para as espátulas feitas em plástico, pois as
metálicas requerem muita habilidade no manuseio para não danificar os
aros.
Exemplo de válvula do tipo "schrader" e “presta”.
Kit mais completo, capaz de realizar reparo ou substituição da câmara, tendo uma bomba dual, ou seja, funciona tanto como uma bomba convencional como uma bomba de CO2.
Os kits acima prevêm duas situações: uma troca rápida ou um remendo na câmara.
E a decisão sobre qual maneira realizar o conserto pode depender de
vários fatores. Se seu pneu furou em um lugar perigoso e não há local
seguro para o reparo, por exemplo, o ideal é optar pela troca da câmara, enchendo-a com uma bomba de CO2. Em uma competição, a opção é a mesma.
Mas se o seu pneu furar em um local seguro e você não tiver pressa para executar o reparo (o famoso “remendo”)
na câmara, esta pode ser a opção mais em conta porque você vai
continuar usando a mesma câmara. Porém, o ideal é sempre que possível trocar a câmara, mesmo que posteriormente, uma vez que a área remendada quase sempre terá mais facilidade de se romper futuramente.
O ideal também é que sua bicicleta tenha as blocagens das rodas do tipo “quick release”
(soltagem rápida), que custam barato e facilitam na hora de sacar a
roda. O “quick release” ajuda também se você transporta sua bicicleta
dentro de um automóvel e precisa tirar a roda dianteira para fechar o
porta-malas. Se sua bicicleta não possui este sistema de blocagens, é um
investimento que vale muito a pena!
Sistema de blocagem “quick release”
Trocando a câmara da bicicleta
1-) Se sua bicicleta tiver marchas, é necessário trocá-las para a seguinte posição (principalmente se o furo ocorreu na roda traseira):- coroa dianteira menor (marcha mais leve, menor)
- catraca traseira menor (marcha mais pesada, maior)
Fazemos isto para retirar a tensão sobre a corrente da bicicleta, o que facilita o manuseio da roda traseira.
2-) Depois devemos desarmar o freio da roda envolvida.
Neste tutorial, utilizamos um sistema de freios do tipo “v-brake”, mais comum de se encontrar. Se sua bicicleta tiver freios do tipo cantilever, o desarme é muito parecido.
Se for freio a disco, o desarme varia conforme o sistema: mecânico
(mais simples e comum), ou hidráulico (mais complicado de manusear). Se
este for seu caso, deixe seus comentários no post que responderemos posteriormente.
3-) Sacar a roda, soltando a blocagem, tomando cuidado para não desalinhá-la. Para não desalinhar a roda, basta observar que o pneu deve estar posicionado bem no centro do garfo
durante a operação posterior de travamento do “quick release” (ou
blocagem). Ao montar novamente a roda, gire-a observando se esta flui normalmente. Se ela estiver “pegando no freio”, solte-a e repita a operação novamente, até não encontrar mais problemas.
4-) Desmontar o pneu com as espátulas apropriadas, conforme a sequência abaixo:
5-) Retirar a câmara afetada, examinando-a para ver onde ocorreu o furo. Examine também o pneu, interna e externamente. Tal exame é importantíssimo, na medida em que o agente causador do furo (ex.: pedaços de vidro) ainda pode estar alojado no pneu e certamente vai furar a novamente a câmara. Inicie a retirada da câmara pela válvula, conforme indicado abaixo:
6-) Pegue a câmara nova e encha-a ligeiramente, para que ela “molde” melhor no pneu ao ser colocada, evitando assim que a mesma fique dobrada no interior do pneu, o que causará a deformação do mesmo.
7-) Posicione a câmara no pneu conforme a foto abaixo:
9-) Você pode usar as espátulas para inserir a câmara
10-) Remonte o pneu no aro.
11-) Encha o pneu, procurando respeitar a medida impressa na lateral do mesmo.
12-) Finalize remontando a roda em sua posição original, lembrando de armar novamente o freio
Desmontando a roda traseira
1-) Se sua bicicleta tiver marchas, troque-as para a seguinte posição:
- coroa dianteira menor (marcha mais leve, menor)
- catraca traseira menor (marcha mais pesada, maior)
- catraca traseira menor (marcha mais pesada, maior)
2-) Desarme o freio traseiro, solte a blocagem e “empurre” a roda para
frente e para baixo, sacando-a do quadro conforme a sequência abaixo:
3-) Realize os procedimentos explicados sobre a troca de câmara acima
4-) Coloque a roda novamente, inserindo a corrente
inicialmente na catraca menor, posicionando-a no quadro, conforme as
fotos abaixo (aqui vale a mesma dica para as blocagens comentada acima
no post, com relação a centralização da roda).
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