Dicas para lavar a bicicleta
O primeiro passo para evitar que seu passeio de bike se torne
uma chateação, com marchas que não entram, freios desregulados e
barulhos incômodos, é mantê-la sempre limpa. A lama, a terra, a
areia e outras "sujeiras", resultantes de seus passeios e
aventuras, são os grandes inimigos do bom funcionamento da bike
e de sua performance. Ter o hábito de lavá-la regularmente, e
corretamente, é um passo importante para você evitar o desgaste
e a desregulagem dos componentes – além de ser uma ótima
oportunidade para você conhecer melhor sua máquina e checar seu
estado geral. Lembre-se que a falta de limpeza pode ameaçar o
bom funcionamento de componentes muito importantes e caros –
como a transmissão, por exemplo.
Agora , convencido de lavar a bike não é apenas uma questão estética, mas também econômica, é normal que ocorram algumas dúvidas a respeito do material de limpeza e dos procedimentos recomendados para uma lavagem adequada. Para passar a limpo este assunto, apresentamos , aqui, as perguntas mais comuns:
1 - Quais são os materiais de que vou precisar ?
Os básicos são: um balde ou esguicho, três panos de algodão, pincéis de vários tamanhos, uma escova de dente, uma escova de nylon, toalhas de papel, sabão em pó, limpa vidros, desengraxante especial para bike e , se você quiser, uma "chain cleaner" uma pequena máquina de limpar a corrente.
2 – É verdade que não deve jogar água na bike ?
Em termos. Os mais radicais abominam esta idéia, defendendo a lavagem a seco, mas , se você evitar jatos fortes, deixando cair apenas "fios"d’água de cima para baixo, enquanto tira a sujeira grossa ou o sabão, não há problemas.
3 – É preciso tirar as rodas ?
Sim. Para facilitar a limpeza da corrente e das próprias rodas, o mais aconselhável é que antes de começar a lavar a bike, você retire-as , lave o pneu com uma escova de nylon e o aro e os raios com um pano ou com uma escova de dentes.
4 – E o banco? É preciso retirá-lo também ?
Não. O banco impede a entrada de água no movimento central e por isso é importante que ele permaneça no local. Para proteger o couro ou o gel do selim, forre-o com um plástico. Se você quiser limpá-lo, termine de lavar e secar a bicicleta e, em seguida, limpe o banco e o canote que o sustenta com um pano úmido ou com um bombril, caso esteja enferrujado.
5- Como devo limpar a corrente, as coroas os pinhões da catraca ?
A limpeza da transmissão é delicada. Procure usar apenas os desengraxantes especiais para a bike e a máquina de limpar corrente, que facilitam, e muito, o seu trabalho. Caso contrário, faça uma mistura bem concentrada de sabão em pó e água e aplique sobre a corrente e as coroas com escova de dentes e, sobre a catraca, com um paninho, percorrendo o diâmetro dos pinhões.
6 – Após a limpeza da transmissão, é preciso lubrificá-la ?
Sim. Sempre que você der uma geral na transmissão – sem desmontar, é claro, porque isto é uma tarefa para pessoas especializadas – é preciso também lubrificá-la, a não ser que você tenha usado os desengraxantes especiais para bike, que, ao limpar, também lubrificam.
7 – É preciso lavar os cabos do freio e do câmbio ?
Se não estiver no momento indicado para a limpeza e lubrificação (uma vez por mês para os cabos do câmbio e uma vez a cada seis meses para os freios), você não precisa nem mexer neles.
Agora que todas as dúvidas estão solucionadas, aproveite para, durante a lavagem, verificar se não há parafusos ou raios da roda soltos, se os pneus estão murchos e se os dentes da coroa estão firmes. Você verá como, na hora de pedalar, vai sentir muito mais segurança.
Agora , convencido de lavar a bike não é apenas uma questão estética, mas também econômica, é normal que ocorram algumas dúvidas a respeito do material de limpeza e dos procedimentos recomendados para uma lavagem adequada. Para passar a limpo este assunto, apresentamos , aqui, as perguntas mais comuns:
1 - Quais são os materiais de que vou precisar ?
Os básicos são: um balde ou esguicho, três panos de algodão, pincéis de vários tamanhos, uma escova de dente, uma escova de nylon, toalhas de papel, sabão em pó, limpa vidros, desengraxante especial para bike e , se você quiser, uma "chain cleaner" uma pequena máquina de limpar a corrente.
2 – É verdade que não deve jogar água na bike ?
Em termos. Os mais radicais abominam esta idéia, defendendo a lavagem a seco, mas , se você evitar jatos fortes, deixando cair apenas "fios"d’água de cima para baixo, enquanto tira a sujeira grossa ou o sabão, não há problemas.
3 – É preciso tirar as rodas ?
Sim. Para facilitar a limpeza da corrente e das próprias rodas, o mais aconselhável é que antes de começar a lavar a bike, você retire-as , lave o pneu com uma escova de nylon e o aro e os raios com um pano ou com uma escova de dentes.
4 – E o banco? É preciso retirá-lo também ?
Não. O banco impede a entrada de água no movimento central e por isso é importante que ele permaneça no local. Para proteger o couro ou o gel do selim, forre-o com um plástico. Se você quiser limpá-lo, termine de lavar e secar a bicicleta e, em seguida, limpe o banco e o canote que o sustenta com um pano úmido ou com um bombril, caso esteja enferrujado.
5- Como devo limpar a corrente, as coroas os pinhões da catraca ?
A limpeza da transmissão é delicada. Procure usar apenas os desengraxantes especiais para a bike e a máquina de limpar corrente, que facilitam, e muito, o seu trabalho. Caso contrário, faça uma mistura bem concentrada de sabão em pó e água e aplique sobre a corrente e as coroas com escova de dentes e, sobre a catraca, com um paninho, percorrendo o diâmetro dos pinhões.
6 – Após a limpeza da transmissão, é preciso lubrificá-la ?
Sim. Sempre que você der uma geral na transmissão – sem desmontar, é claro, porque isto é uma tarefa para pessoas especializadas – é preciso também lubrificá-la, a não ser que você tenha usado os desengraxantes especiais para bike, que, ao limpar, também lubrificam.
7 – É preciso lavar os cabos do freio e do câmbio ?
Se não estiver no momento indicado para a limpeza e lubrificação (uma vez por mês para os cabos do câmbio e uma vez a cada seis meses para os freios), você não precisa nem mexer neles.
Agora que todas as dúvidas estão solucionadas, aproveite para, durante a lavagem, verificar se não há parafusos ou raios da roda soltos, se os pneus estão murchos e se os dentes da coroa estão firmes. Você verá como, na hora de pedalar, vai sentir muito mais segurança.
Abaixo um video para vocês terem noção de como é uma simples limpeza de corrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário